Sunday, May 06, 2012

Voices against Globalization

A globalização é, em termos gerais, a exportação global de um modelo económico, a ser aplicado num país. A sua invisibilidade inicial mantém-no a salvo de descontentamentos ou vozes da reacção contra. Assim foi. Já não é mais.
Este documentário é composto por sete videos sobre falsas expectativas criadas pela globalização e as suas consequências danosas.
Várias vozes se erguem contra a globalização, explicando o sistema vicioso, desde José Saramago a Eduardo Galeano:
-O neo-liberalismo utiliza a porta do livre mercado como estratégia para se apropriar de tudo.
Não pode e nem deve confundir-se liberalismo com neo-liberalismo.
A queda do muro de Berlim, a par com a expansão fortíssima do modelo do grande capital, as políticas de ajustes estruturais, sobretudo na América Latina facilitaram as privatizações massivas, bem como as grandes corporações internacionais acampassem em todo o mundo, impondo uma forma perigosa de novo-feudalismo. A forma de manipular a sociedade foi convencendo o povo de que o Estado era o culpado da crise instalada, e os salvadores seriam estas corporações...
As grandes empresas, o mercado (FMI, Banco Central, a Golden Sachs etc) à semelhança de um Deus irado, possesso e sempre furioso, exerce(m) coação contínua sobre países que têm a sua soberania cortada pela dívida externa. E entre esses países, estamos nós.

No comments: