Wednesday, May 02, 2012

Mortos-vivos, Marijuana e Manga



Ontem foi uma data assinalável, porque marcou o nosso descrédito mas sobretudo a nossa apatia (ou deveria dizer anestesia??)... a febre subiu e chegou mesmo a ser necessária a intervenção da psp.
O povo, ao invés de desfilar na Avenida dos Aliados, enchia ás resmas os Pingo-Doces espalhados pelo país. Golpe baixo o de Jerónimo Martins, tendo escolhido o dia do trabalhador para abanar com pérolas (bens essenciais) ao povo que começa a estar carenciado de euros. "Você leva 100 euros de mercadoria e só paga 50 euros. " Quando a gentileza é muita, o povo desconfia, mas não, este não desconfiou e, com papas e bolos se enganam os tolos....
Estive na praça, a tentar engrossar as filas dos descontentes, a ouvir a malta da CGTP a discursar e nem a chuva mandou embora quem lá esteve. Teimosia ou convicção? Escolho a segunda.
Desfilaram todos que se se sentem ultrajados com o descambar das políticas actuais no que concerne ao trabalho, aos direitos (e recuso-me a dizer regalias) de quem desconta e trabalha anos a fio, para tapar o buraco do BPN deixado pela malta da presidência e do governo, desde professores a membros de indústrias fabris, pessoal precário que trabalha nos hipermercados e não só e até o sindicato dos polícias esteve por lá e não deve ser acaso, serem eles a encerrar aquele corso. Havia-os aos magotes, também a proteger e a "reprimir" o povo que dispensa tanta atenção, pois é ordeiro.
Um dia assinalado pelo desespero e despautério.
No final, ainda deu tempo de uma visita ao Museu da Imprensa, onde estavam patentes duas exposições: uma sobre Victor Hugo e o seu espólio que o associa fortemente a Portugal, por relações cordiais e de amizade, e uma outra sobre Cartoons, cujo tema era a comunicação na era digital. Excelentes trabalhos em várias salas! Não chega um dia para conseguirmos ver tanto talento espalhado pelo mundo em cartoon image, onde o humor tem um destaque de eleição.
Mais tarde, em fotos, o que colhi por lá.



Não se esqueçam que no próximo sábado, a Marcha Global pela Marijuana vai acontecer na Praça do Marquês, pelas 15h. Se também concordas com o fim da hipocrisia, não deixes de ir.


No comments: