Thursday, April 02, 2009




Nuno Júdice e As coisas simples


Sobre os figos de H. Lawrence

Lawrence aconselhou a que se partisse um figo em 4 pedaços para o comer, depois de deitar fora a casca. Deste modo, pensava ele, a sociedade não veria com maus olhos o gesto de cortar o figo, e de o saborear lentamente, como quem lê um poema. Mas nem todos os figos se podem comer desta maneira, e, no caso dos figos verdes, o melhor é tirar-lhes a pele a partir de cima, sem que ela se desprenda completamente do fruto. E só depois de comer a parte de cima, é que chegará o momento em que só vai ficar um pouco de figo a segurar a casca. Nessa altura, pode.se arrancá-la e acabar de comer o que sobra, para que a refeição fique completa.

De facto, Lawrence também admite esta solução (e aceita que se coma também a casca) mas teremos de ir mais longe do que ele; o que significa que se deve também pensar na figueira. E se, ao comermos o figo, a árvore nos agarra a alma com os seus ramos ásperos, obrigando-nos a afastar as folhas para ver como é que se pode fugir debaixo dela, o sabor que fica na boca lembra a imagem da mulher primitiva, com o seu ventre redondo como o dos figos de S. João, os primeiros que se colhem com um gesto só, ficando inteiros na mão. Então, a mão torna-se um prolongamento da figueira e começo a pensar que talvez possam nascer folhas de figueira dos braços, como se estes fossem ramos e que essas folhas servirão para tapar os figos que irei colher mantendo a sua frescura.

Em alternativa, poderá transformar o tronco da figueira num corpo de mulher nua. E essas folhas irão vesti-la. Mas o figo que tenho na mão far-me á sentir os seus seios macios, fazendo com que ao tirar a casca do figo, a mulher saia de dentro dele, e eu possa chegar á mesma conclusão de Lawrence sobre as múltiplas formas de comer um figo.


in As coisas mais simples, D. Quixote

foto de António Saias na sua Banda Larga

8 comments:

Cosmunicando said...

que texto lindo!

innername said...

obrigado Mercedes.
São figos

Arabica said...

Deliciosamente -figos, mulheres e árvores.


Um beijo, bom fim de semana

innername said...

bom fim de semana Arábica

Anonymous said...

Conforme falado e prometido, atrasado qb por razões relevantes, aqui fica o embrião de projecto, já a postos :)

Anonymous said...

http://dormiremlisboa.blogspot.com/

innername said...

já lá fui ao teu b&b, virtualmente, of course, e sabes que mais? Gostei.

Home said...

A estreia é esta semana. Uma noite.
Um casal espanhol com um garoto.

Vamos lá a ver :)


Boa semana para ti, um abraço.