Thursday, February 12, 2009

Workshop familiar: brincar

Brincar as Brincadeiras dos filhos – o Valor Simbólico do Brincar
A PSICRONOS vai realizar um Workshop para Pais que visa sensibilizar os pais para a importância do brincar e das brincadeiras das crianças entre o 1 e os 5 anos e fornecer uma melhor compreensão do significado das brincadeiras e da melhor forma de as estimular e participar. O workshop será repetido em 4 datas diferentes, sempre ao Sábado e ocupar-lhe-á apenas uma manhã, das 10:30 às 13:00h. Escolha o sábado mais conveniente para si. Venha aprender a brincar com os seus filhos.
Diz-se muitas vezes que o brincar é “o trabalhar das crianças”. Entre o 1 e os 5 anos de idade, o Brincar assume-se como actividade primordial e de extrema importância para o desenvolvimento global da criança. É o seu mundo por excelência. A criança brinca com tudo, e, tudo pode ser motivo para brincar.
O brincar, para além da função lúdica que possui por si só, bastante útil às gratificações que suscitam à criança, possui ainda uma função simbólica importante que contribui para a organização do mundo interno da criança. O Brincar, indirectamente, é igualmente uma forma de comunicação. Ao mesmo tempo que traduz o que se passa dentro do mundo da criança, privilegia a interacção e inter-relação com o universo exterior a si – brincar/comunicar com todos aqueles que a rodeiam.
Pela importância do Brincar, cumpre-se a tarefa de juntar um grupo de pais num espaço onde também se possa brincar com ideias em torno das brincadeiras dos filhos. Criar momentos de partilha e reflexão sobre o mundo mágico daqueles que são tão prezados. Quantas interrogações suscitam as suas brincadeiras, dúvidas, comentários, divagações? Afinal, Brincar, comporta também um espaço de Construção, Identidade e troca de Laços. Brincar é também aprender e Crescer.
PS: Venha com os seus filhos que eles terão um espaço para brincar.
Próximo da sala do workshop as crianças ficarão acompanhadas por 2 animadores enquanto decorre a sessão.
Dirigido por:
Dra. Ana Eduardo Ribeiro
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Valor da Inscrição:
Individual: 30€
Casal: 50€
Modalidade de Pagamento:
Transferência Bancária
Envio de pagamento para a nossa morada
Localização:
Fábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1 – Lisboa
(em frente aos Correios do Poço do Bispo)
http://www.bracodeprata.org/
Escolha a Data que mais lhe convém:
- 21 de Fevereiro
- 14 de Março
- 28 de Março
- 18 de Abril
Das 10:30H às 13:00H

Recomendo. O único risco é divertir-se e querer voltar a repetir. O que lamento é que seja em Lisboa, somente. A Psicronos


4 comments:

Arabica said...

Não lamentes:) com a correria de vida que levamos haverá decerto muitos lisboetas que já se esqueceram como se brinca :)


Uma óptima iniciativa!


Brinquemos, pois!

innername said...

pois.
Eu ainda gosto

Arabica said...

Eu brinco muitas vezes com a minha neta :))


Nem eu sabia que ainda sabia brincar :))

RUBENS GUILHERME PESENTI said...

oi, nina, tudo bem com você? tenho tido tão pouco tempo... mas estou aqui para te olhar novamente.
e gostei dessa história do workshop familiar: acima de tudo a brincriação.
vamos brincriar, minha amiga.

beijão carinhoso.
rubens